Junta de Freguesia de Olivais

Centro de Dia

Desde 1 de junho de 2014, a Junta de Freguesia de Olivais, através da Resposta Social de Centro de Dia, presta apoio às pessoas idosas de forma humana e personalizada, tendo em conta as necessidades reais e específicas de cada utente, bem como os seus desejos/interesses, seguindo um modelo de trabalho social centrado na resolução de problemas e tarefas e na intervenção em crise, conforme as situações.

De facto, face às consequências do processo de envelhecimento de cada um, pretende-se criar condições para desenvolver atividades, que criem nos utentes um sentimento de autonomia e os aproximem da vida em comunidade e dos mais jovens, investindo-se, deste modo, no seu bem-estar, envelhecimento ativo e convívio entre diferentes gerações.

Avaliação

Para que seja possível uma intervenção a este nível, torna-se imperativo o desenvolvimento de atividades/ações que proporcionem a continuidade da inserção dos utentes no seu meio habitual de vida, rodeados de afetos, com a possibilidade de fomentar as relações interpessoais com os outros e os colaboradores, a fim de evitar o isolamento, promover a comunicação, convivência e ocupação do seu tempo, assegurando desta forma as condições de estabilidade necessárias para o reforço da sua capacidade de independência para a organização das atividades da vida diária.

Fases

Assim, em conformidade com os objetivos estratégicos e operacionais desta resposta social é anualmente elaborado um Plano de Atividades Sócioculturais, composto por diversas fases:

  • Levantamento das necessidades coletivas e ocupacionais do desenvolvimento pessoal da cada utente;
  • Definição de atividades de carácter lúdico-recreativo, cultural, social, intelectual/formativo, religioso, quotidiano, desportivo e cognitivo/mental;
  • Criação de ações destinadas a promover a qualidade de vida, proporcionar serviços adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas, contribuir para a estabilização e/ou retardamento do processo de envelhecimento;
  • Implementação das atividades socioculturais para o Centro de Dia, associada aos objetivos desta resposta social (ocupação dos utentes e respetivo envolvimento nas atividades e motivar à participação e consciencialização de que são úteis e de que o seu contributo é importante para o desenvolvimento das mesmas).

Durante a concretização das atividades e ações procura-se fomentar o espírito de entreajuda entre os utentes, a quem a direção técnica e estante equipa, através de uma escuta ativa, apoia na resolução de problemas e no encaminhamento de situações, fazendo-se todo um acompanhamento social e na saúde. Neste caso, pretende-se proporcionar aos utentes mais confiança, satisfação e qualidade de vida para que possam sentir prazer na realização das atividades/ações, o que, por sua vez, vai motivar à participação e consciencialização de que são úteis e de que o seu contributo é importante para o desenvolvimento das mesmas.

Desta forma, foram implementados os seguintes Ateliês: Costura, Expressão Oral e Escrita, Dinâmicas de Grupo e de Estimulação Cognitiva e Sensorial em Grupo.

Serviços Desenvolvidos no Centro de Dia

Atividades Lúdico-Recreativas

Através do desenvolvimento deste tipo de atividade pretende-se: combater as diminuições e limitações físicas e/ou psicossomáticas; estimular a integração social e a inter-relação humana; realizar atividades criativas e recreativas; potenciar a imaginação e capacidade estética; favorecer o desenvolvimento psicomotor e a coordenação mente – mãos; bem como desenvolver a capacidade lúdica e a espontaneidade, através da realização de:

  • Jogos Lúdicos
    O desenvolvimento de jogos de caráter lúdico (jogos de cartas, jogo do galo, dominó, loto, entre outros) permite promover o convívio e a interação entre os utentes.
  • Trabalhos Manuais
    O objetivo é que o utente possa dar largas à sua imaginação e criatividade através de várias formas de expressão, nomeadamente através do desenho, trabalhos de decoração, pintura, expressão plástica, croché e tricô. A dinâmica desta atividade proporciona o desenvolvimento da motricidade fina, a precisão manual e a coordenação psicomotora.

Atividades de Carácter Cultural

Objetiva-se a estimulação dos níveis educativos/culturais dos utentes, a realização da ginástica cerebral exercitando as faculdades mentais, a aproximação do património cultural, o debate de temas da atualidade, a promoção do convívio e divulgação de conhecimentos, artes e saberes, por meio de:

  • Ida ao Cinema ou Teatro
  • Visita a Museus/Exposições
  • Visionamento de filmes

Atividades Sociais

Pretende-se estimular a comunicação, amizade, convivência e as relações interpessoais perante a solidão/isolamento, favorecer o bem-estar e a satisfação pessoal, desfrutar da natureza, paisagem e do meio ambiente, promover o desenvolvimento da capacidades e competências sociais a nível cognitivo, relacional e organizativo.

  • Participação em Passeios
  • Comemoração dos Aniversários dos Utentes de Centro de Dia

Participação em Festas e Convívios

  • Comemoração de diversas efemérides
    Janeiro – Dia de Reis
    Fevereiro/Março – Carnaval – realização de máscaras
    Março – Dia da árvore e Dia da mulher
    Abril – Páscoa
    Maio – Dia da Espiga
    Junho – Santos Populares e Aniversário do Centro de Dia
    Julho – Dia dos Avós
    Outubro – Comemoração do mês das pessoas idosas
    Novembro – Dia de S. Martinho – Magusto e animação musical
    Dezembro – Almoço de Natal
  • Semana de Férias
    Esta atividade visa proporcionar aos utentes uma semana de férias, em locais fora de Lisboa, sem quaisquer custos para os mesmos.
  • Ação Praia Sénior
    Visa facultar a possibilidade dos utentes usufruírem da praia durante sete semanas, com transporte assegurado.
  • Ação Praia Campo Sénior
    Objetiva-se a possibilidade dos utentes usufruírem da praia, visita com itinerários diferentes todos os dias, durante duas semanas, estando assegurado transporte e alimentação.

Atividades de Carácter Intelectual / Formativo

Visa a estimulação dos níveis educativos e culturais, a exercitação das faculdades mentais, o debate de temas da atualidade, a estimulação do relacionamento e integração social, bem como proporcionar informação sobre diversos temas.

  • Leitura/ Hora do Conto
    Através da leitura dos jornais, revistas, debate de temas da atualidade, visamos a partilha de experiência/vivências, a troca de ideias, opiniões, sugestões bem como a partilha de sentimentos e emoções através da voz, do comportamento, e da postura.
  • Animação Musical
    Visa proporcionar momentos de convívio, relacionamento interpessoal e enriquecimento cultural, com a realização das sessões de animação musical e de cantigas populares, sempre que se justifique a vontade dos utentes.
  • Oficina de Informática Sénior
    Sessões de atividades de informática/Internet para idosos.

Atividades do Quotidiano

As atividades do quotidiano permitem estimular a participação do utente em atividades organizadas, promover a consciência de utilidade e autoestima, desenvolver práticas habituais por forma a manter as suas rotinas, e fazer face aos constrangimentos de ordem física e psicossomática.

  • Cuidar da sua imagem (cabeleireiro, manicura, pédicure, etc.)
  • Ver televisão (as noticias, programas de entretenimento, séries, novelas, programas religiosos, entre outros)
  • Ouvir rádio/música
  • Cuidar das plantas

Atividades de Carácter Desportivo / Saúde

Objetiva-se fazer face aos constrangimentos físicos e/ou psicossomáticos, combater o sedentarismo, promover o autodomínio, flexibilidade, equilíbrio, relaxamento, expressividade corporal, promover a autoestima, bem como estimular a inter-relação humana e integração social.

  • Ginástica de Manutenção
  • Jogos Populares e Desportivos (Realização de jogos como passar a bola, jogo do anel, marcha, entre outros).
  • Hidroginástica
  • Realização de Sessões de Fisioterapia / Massagens

Atividades Cognitivas ou Mentais

O desenvolvimento deste tipo de atividade visa o aumento da atividade cerebral, o retardamento dos efeitos da perda de memória, da acuidade e velocidade preceptiva, bem como a prevenção de doenças degenerativas.

  • Treino da Escrita pretende a estimulação dos utentes interessados.

Jogos de Animação Mental

Esta atividade será desenvolvida através de operações aritméticas simples, jogos das diferenças, labirinto, de memória, sopa de letras, damas, xadrez e puzzles.

Refeições

A preocupação da Junta de Freguesia em promover uma alimentação saudável e equilibrada estende-se à população sénior e assumimos a gestão direta das refeições do nosso Centro de Dia.

Reconhecemos que em idades mais avançadas o organismo da pessoa passa por diversas mudanças, logo, é preciso ter uma atenção especial à alimentação.
Assim, o modelo de gestão do refeitório do Centro de Dia vai ser semelhante à gestão dos refeitórios escolares, disponibilizando uma alimentação saudável e equilibrada aos seniores que frequentam o nosso Centro de Dia.
As refeições são confecionadas por uma equipa de 1 cozinheira e 2 auxiliares, pertencentes à Junta de Freguesia de Olivais.

Contactos e Horário

Rua Acúrcio Pereira, Lote 7 e 11
1800-003 Olivais
Telefone: 218 532 861
E-mail: cdolivais@jf-olivais.pt
Horário: Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 17h00

Ligações