Junta de Freguesia de Olivais

Projetos

“EU DIGO NÃO AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR”

Em abril de 2016, a Junta de Freguesia de Olivais aceitou o desafio da Câmara Municipal de Lisboa e passou a assegurar a gestão dos sete refeitórios escolares das escolas básicas do 1.º ciclo e jardins-de-infância da freguesia. Desde então, várias foram as mudanças sentidas pelos pequenos olivalenses, sendo a qualidade das refeições a mais evidente.

Esta gestão tem sido alvo de algumas adaptações através da implementação de novos projetos:

  • Eu digo não ao plástico;
  • Refeições temáticas;
  • Articulação com a horta escolar;
  • Reciclagem;
  • Compostagem para as hortas escolares.
“EU DIGO NÃO AO PLÁSTICO”

A sustentabilidade ambiental é, cada vez mais, uma preocupação presente nas ações da Junta de Freguesia de Olivais. Neste sentido, os objetivos passam por implementar medidas que permitam monitorizar e percecionar os fluxos anuais de vários parâmetros energético-ambientais.

Tendo em conta que a Junta de Freguesia de Olivais pretende ser exemplo vivo de boas práticas ambientais, assume uma posição contra a utilização do plástico em meio escolar. Pretende, ainda, ser veículo de demonstração de melhores alternativas para o ambiente junto dos futuros adultos. A viabilidade deste projeto assentou na articulação entre a Junta de Freguesia de Olivais e as escolas básicas e jardins-de-infância.

“HORTA ESCOLAR/COMPOSTAGEM”

As Hortas Escolares são um projeto em constante desenvolvimento, direcionado para a educação ambiental. Através deste, as crianças exploram a sua relação com a natureza e os impactos que as suas ações podem causar a nível ecológico. É aqui que este projeto se insere, ao aproximar as crianças da realidade, fazendo com que as mesmas criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.

Para proteção das hortas é necessário construir uma vedação, recorrendo a paletes recicladas, estacas e lamelas de madeira, que com todo o cuidado as crianças decoram. O projeto “horta escolar / compostagem” tem sido um sucesso ao longo destes anos. A partir do momento que a Junta de Freguesia de Olivais passou a assegurar a gestão dos refeitórios escolares, este projeto articulou-se com o das refeições servidas pelos refeitórios escolares, ensinando in loco que as frutas e legumes não “nascem nas prateleiras do supermercado”.