Junta de Freguesia de Olivais

Reunião Pública Descentralizada

Na reunião pública descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa, que aconteceu esta quarta-feira na Sfuco – Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense, na sua intervenção, a Presidente da Junta de Freguesia de Olivais, Rute Lima abordou o Executivo Municipal em relação às preocupações e solicitações sentidas nos Olivais e abordou vários temas, entre os quais:

𝐌𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐅𝐫𝐞𝐠𝐮𝐞𝐬𝐢𝐚
A Presidente Rute Lima voltou mais uma vez a sublinhar a necessidade absoluta, e de uma vez por todas, de a CML avançar com a requalificação integral do Mercado célula B dos Olivais. No âmbito de um projeto de requalificação contratado pela JFO e entregue à CML para a sua execução, esta última há vários anos que deixa arrastar um problema gravissimo de falta de condições para os comerciantes e utilizadores do mercado. Não é admissivel que aqueles operadores continuem a trabalhar sem condições e sem dignidade num equipamento municipal que em avançado estado de degradação.

Solicitou que o Presidente da CML se comprometesse com os comerciantes presentes, que em representação de todos, manifestaram as suas preocupações, sobre a intenção de futuro em relação àquele equipamento.

𝐌𝐚𝐧𝐮𝐭𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐄𝐬𝐩𝐚𝐜̧𝐨𝐬 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞𝐬 𝐞 𝐝𝐚 𝐇𝐢𝐠𝐢𝐞𝐧𝐞 𝐔𝐫𝐛𝐚𝐧𝐚
A JFO reivindicou para si a manutenção de todos os espaços verdes do território, incluindo o Vale do Silêncio, o Parque Urbano, o Parque da Rua dos Eucaliptos e a Quinta Conde dos Arcos, entre tantos outros locais nos Olivais que são geridos pela CML. A gestão partilhada destes espaços leva a que os mesmos sejam geridos e mantidos de forma diferenciada, na medida em que CML e Junta de Freguesia desenvolvem o seu trabalho a diferentes velocidade e qualidade.

𝐄𝐌𝐄𝐋
A Presidente da JFO recordou o Presidente da CML da sua reivindicação para que o plano de zonamento seja revisto. A Junta de Freguesia solicitou desde o inicio de todo este processo que a Freguesia dos Olivais tivesse apenas duas zonas de tarifário, visto não se tratar de um território de serviços, de atravessamento e/ou indústrias. A divisão das zonas pela Avenida de Berlim permitirá a possibilidade dos olivalenses estacionarem quer na zona norte, quer na zona sul, desde que sejam residentes.

𝐏𝐨𝐬𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐇𝐢𝐠𝐢𝐞𝐧𝐞 𝐔𝐫𝐛𝐚𝐧𝐚
A Presidente da JFO voltou a sublinhar a absoluta necessidade da criação de condições condignas aos seus funcionários da Higiene Urbana. Uma reivindicação recorrente com alguns anos e que, até à data, ainda não foi solucionada.

𝐁𝐚𝐢𝐫𝐫𝐨 𝐐𝐮𝐢𝐧𝐭𝐚 𝐝𝐨 𝐌𝐨𝐫𝐠𝐚𝐝𝐨
Na sequência da requalificação das pracetas da Quinta do Morgado, a CML tarda em proceder à sinalização horizontal e vertical daquele bairro residencial. A segurança dos cidadãos está colocada em causa e a Presidente da JFO considera urgente que os serviços da CML procedam à devida sinalização e marcações de estacionamento, visto ter sido este o compromisso com a JFO e com os cidadãos.

𝐂𝐫𝐞𝐜𝐡𝐞 𝐀𝐥𝐦𝐚𝐝𝐚 𝐍𝐞𝐠𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬
A JFO pediu soluções para se criar um acesso alternativo a esta creche (que está em obras) ao previsto no projeto de obra. A Presidente reuniu com os moradores, com a CML e com a SRU há alguns meses e aguarda ainda uma proposta de solução alternativa que venha a tranquilizar todos os moradores daquela zona.

𝐏𝐚𝐫𝐪𝐮𝐞 𝐝𝐞 𝐀𝐮𝐭𝐨-𝐂𝐚𝐫𝐚𝐯𝐚𝐧𝐚𝐬
No âmbito da aprovação pelos órgãos eleitos da freguesia da construção de um parque de estacionamento de autocaravanas, a Presidente Rute Lima interpelou o Executivo sobre este processo comunicando que conhece os seus contornos e efetivo ponto de situação. Fez saber que não prescindirá de um projeto dos e para os Olivais, apesar de admitir possíveis ajustamentos relacionados com as questões viárias da Rua Quinta de Santa Maria.

𝐂𝐢𝐧𝐞-𝐓𝐞𝐚𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐀𝐃𝐂𝐄𝐎
No âmbito do projeto “Um Teatro em Cada Bairro”, a JFO recordou O Presidente da CML que nos Olivais já existe um teatro e que o mesmo necessita de ser colocado a funcionar.

𝐑𝐞𝐩𝐚𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐋𝐢𝐬𝐛𝐨𝐚
A JFO revelou as suas preocupações no âmbito da requalificação, acessibilidades e impasses da Rua 1º Cabo José Martins Silvestre; Rua Sargento Armando Monteiro Ferreira, Rua Dinah, Rua do Dondo, Rua Cidade Porto Amélia, Rua Cidade Vila Cabral, Rua Cidade de Luanda, Rua dos Lojistas.

𝗕𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗘𝗻𝗰𝗮𝗿𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼
Rute Lima recordou igualmente que é imprescindível resolver os problemas que se fazem sentir no Bairro da Encarnação nomeadamente ao nível de repavimentação e buracos nas ruas, muitas das quais intransitáveis. Os moradores do Bairro da Encarnação não podem esperar até janeiro de 2025 e depois ainda, até 2030, pela resolução de problemas que os prejudicam todos os dias.

𝐏𝐫𝐚𝐜̧𝐚 𝐝𝐚 𝐕𝐢𝐬𝐜𝐨𝐧𝐝𝐞𝐬𝐬𝐚 – 𝐎𝐥𝐢𝐯𝐚𝐢𝐬 𝐕𝐞𝐥𝐡𝐨
Recordou também “Uma Praça em Cada Bairro”, a Praça da Viscondessa que continua esquecida, uma zona histórica que está “abandonada” e onde não existe sequer iluminação pública adequada.

𝐌𝐢𝐫𝐚𝐝𝐨𝐮𝐫𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐎𝐥𝐢𝐯𝐚𝐢𝐬
Lembrou o executivo do seu projeto do “Miradouro do Aeroporto”, concebido pela JFO e entregue ao Município para execução, entre outras considerações e solicitações que fez ao Executivo da Câmara Municipal de Lisboa.