O Centro de Dia da Junta de Freguesia de Olivais recebeu durante a manhã de ontem a presença dos jovens inscritos no Projeto “Transforma o teu Bairro”, no âmbito de atividades intergeracionais.
O primeiro passo foi a apresentação de todos os presentes e do projeto “Transforma o Teu Bairro”, que visa retirar as crianças e adolescentes de casa com o objetivo de aproveitarem os dias de férias ao ar livre e da melhor maneira. A inspiração são os anos 70, onde existia um maior convívio social.
Esta ponte entre o antigamente e a atualidade proporcionou a oportunidade perfeita para os nossos séniores recordarem a sua infância e juventude, através de respostas a diversas perguntas feitas pelos jovens.
Os nossos séniores também quiseram conhecer um pouco melhor o grupo, colocando assim várias questões como: qual a profissão que gostariam de ter no futuro e o(s) desporto(s) que gostam de praticar.
É sempre importante relembrar a importância da liberdade para todos, tendo sido questionada aos nossos idosos uma questão interessante e pertinente: A vida era melhor antes ou depois do Estado Novo?
A resposta não surpreendeu, tendo os séniores respondido unanimemente que a vida depois do Estado Novo melhorou significativamente. Foi aí que conseguiram finalmente conquistar o necessário para o seu bem-estar enquanto que, durante o regime de ditatorial, o acesso a uma boa qualidade de vida não era fácil.
A atividade terminou com uma música cantada pelos jovens para os idosos, baseada nos principais valores e princípios que os jovens devem seguir – Paz; Amor; Solidariedade.
Podemos concluir que esta atividade veio beneficiar o bem-estar pessoal e social de todos os presentes, independentemente da faixa etária, principalmente estimulando cognitivamente a comunidade sénior.
Os nossos séniores mostraram muita vontade em participar novamente em atividades que recaiam nesta premissa de fortalecer laços afetivos e transmitir experiências de vida, de cultura e valores.
Projeto : Transforma o Teu Bairro
O projeto Transforma o Teu Bairro nasceu há pouco mais de um ano, sob o lema de que “o melhoramento do mundo pode ser realizado através de ações puras e boas, e de uma conduta louvável e digna”.
Implementado por um grupo de vizinhos, cientes de que a transformação da sociedade passa pela transformação dos indivíduos que a compõem e que todos, sem exceção, podem ser protagonistas dessa mudança, o projeto tem vindo a desenvolver diversas atividades e espaços.
As conversas significativas e elevadas que têm acontecido no bairro, ao longo do tempo, permitiram identificar algumas das suas potencialidades e necessidades. Uma das preocupações das famílias é encontrar uma alternativa, que possam pagar, para ocupar os seus filhos no verão.
E, assim, nasceu a Colónia de Férias Comunitária destinada às crianças do bairro e arredores, e organizada por voluntários.
Recebeu-se o apoio dos Ingleses Futebol Clube que disponibilizou o espaço, da Assembleia Espiritual dos Bahá’í de Lisboa e do Instituto Bahá’í de Capacitação e Desenvolvimento Comunitário com ajudas diversos. Já a Vegan Nata auxiliou com a oferta de pastéis de nata para os lanches.
Várias pessoas, a título individual, ofereceram o seu tempo tendo servido como voluntários a tempo inteiro ou parcial – monitores, apoiando a logística, a coordenação, ou oferecendo oficinas – enquanto outros contribuíram de outras maneiras – seguro, bens alimentares etc…
Tanta generosidade possibilitou a concretização da tão desejada colónia de férias e assegurou a sua qualidade.
Quem mais ganhou foram os voluntários que, ao final de cada dia, chegaram muito cansados mas muitíssimo felizes. Aquela felicidade que advém da certeza de ter feito algo pelo próximo: as nossas queridas crianças, o tesouro mais precioso da nossa comunidade!
Esta colónia veio comprovar como um grupo de indivíduos, abnegados, dedicados e armados de intenções puras pode ajudar a melhorar o seu bairro e, em última instância, ter um impacto no mundo.