Junta de Freguesia de Olivais

Mensagem da Presidente

foto1

As Nossas Escolas no Próximo Ano Letivo 2023/2024

Reuní no passado dia 23 de maio com as dezenas de prestadores de serviços que trabalham diariamente nas nossas 7 escolas do ensino básico. Monitores, auxiliares de Jardim de Infância, coordenadores, professores de AEC’s, cozinheiras e auxiliares de refeitórios.

Todos contratados pela Junta de Freguesia por ajuste direto no âmbito de delegação de competências da Câmara Municipal de Lisboa para, todos os dias e ao longo dos sucessivos anos, zelarem pelas nossas cerca de 1.600 crianças nas diversas funções.

A todos foi transmitido algumas mudanças contratuais a terem início desde já, porém com efeitos a 1 de setembro.

A pressão que pende sobre nós por parte dos partidos da oposição com assento na assembleia de freguesia, com expressão mediática no que concerne à contratação destes prestadores por ajuste direto, leva-nos adotar desde já medidas que sabemos trazerem maior lisura processual, mas também desvantagens brutais à dinâmica diária das escolas.

Para nós, será muito e extremamente difícil proceder à substituição de monitores, auxiliares de cozinha e até cozinheiras quando se der essa necessidade ( que como tão bem sabe quem está por dentro da logística escolar, acontece diariamente ) em prejuízo da estabilidade que sempre temos tido ao longo dos anos.

Não desejando, é inevitável antecipar alguns possíveis problemas e constrangimentos a este nível, na medida em que proceder a substituições imprevistas derivadas de rescisões regulares por via de consulta prévia traduzir-se-á em procedimentos morosos, com datas estipuladas por lei.

Assim, continuaremos a fazer o nosso melhor como sempre, na defesa dos nossos trabalhadores e também do serviço de excelência que temos desenvolvido nesta área de ação.

Um agradecimento e reconhecimento aos nossos trabalhadores que tanto dão de si à causa da educação, às nossas crianças e às nossas famílias, na certeza de que continuaremos juntos, tanto a trabalhar incansavelmente em prol do nosso território, crianças e famílias, como a lutar para que a Câmara Municipal de Lisboa encontre soluções de estabilidade laboral para todas as dezenas de trabalhadores que desenvolvem a sua atividade profissional em condições instáveis.

Um bem haja
A Presidente
Rute Lima

foto